INFORMAÇÕES SOBRE UMA DOENÇA FATAL E EXTREMAMENTE CONTAGIOSA AOS CÃES.
A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas no meio veterinário e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral. Surgiu nos Estados Unidos e na Austrália em 1978 e atualmente existe no mundo inteiro. É causada por um vírus da família dos Parvoviridae, muito resistente no meio ambiente. As espécies sensíveis são exclusivamente os cães.
Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo fato destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.
A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas no meio veterinário e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral. Surgiu nos Estados Unidos e na Austrália em 1978 e atualmente existe no mundo inteiro. É causada por um vírus da família dos Parvoviridae, muito resistente no meio ambiente. As espécies sensíveis são exclusivamente os cães.
Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo fato destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.
Apresenta alta mortalidade, cerca de 80%, principalmente entre cães jovens e de raças puras ou animais fracos ou debilitados por verminoses ou outras moléstias, inclusive carenciais.
Existe uma pequena possibilidade de infecção no homem pelo parvovírus aparentemente combinado com outros adenovírus, causando alterações no trato respiratório superior e olhos. Entretanto, no homem não há gravidade e consequências que se apresentam para os cães.
Depois de três ou quatro dias após a infecção, começa a fase crítica onde começam a aparecer os sintomas.
Em geral, esta doença traduz-se por uma gastroenterite hemorrágica.
No cão, a doença se estabelece principalmente no aparelho digestivo, provocando elevação da temperatura, podendo atingir 41ºC, e em animais mais velhos pode ocorrer diminuição da temperatura. Além disso, alguns animais apresentam uma gastroenterite hemorrágica. Nessa fase o animal se torna sonolento e sem apetite, logo após tem início o vômito e diarreia escura com sangue e odor fétido. Alguns animais apresentam também tosse, além de inchaço nos olhos ou inflamação da córnea (conjuntivite).
O coração do animal também se inflama (Miocardite), principalmente quando o animal é jovem, causando morte em geral repentina de evolução rápida, às vezes em questão de dias ou até horas.
A medida que a doença evolui, a temperatura geralmente volta ao normal, antes de se tornar subnormal, quando então o animal morre por choque.
A evolução da doença pode ser hiperaguda, na qual o cão se desidrata de forma muito significativa e morre em dois ou três dias, e aguda, com diminuição do volume sanguíneo, ocasionada pela diarreia e vômitos. Neste caso, as infecções bacterianas suplementares levam o animal à morte em cinco a seis dias.
RECUPERAÇÃO
Durante a fase de recuperação, os sinais clínicos regridem rapidamente dentro de 5 a 10 dias depois de seu aparecimento. É possível que cães recuperados possam apresentar a forma miocárdica em uma idade mais avançada, devido às lesões iniciais causadas no músculo cardíaco. Normalmente, aqueles que conseguem ir além do quinto dia curam-se rapidamente.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico deve ser feito também através de exames laboratoriais, pois existem algumas verminoses e intoxicações que podem ser confundidas com a parvovirose, se muito intensas.
Uma vez diagnosticada a Parvovirose, o animal doente deve ser isolado de outros animais.
TRATAMENTO
O tratamento dos cães acometidos deve ser feito na clínica veterinária e consiste basicamente na aplicação via parenteral e mesmo oral de soluções isotônicas de sais minerais, glicose e vitaminas ajudando assim na recuperação do animal e prevenindo sua desidratação pelos vômitos e diarreias que são frequentes e profusos, durante a evolução da doença. Antibióticos devem também ser administrados para prevenirem ou combaterem as infecções secundárias que se associam à virose, não tendo entretanto, qualquer ação contra o vírus causal. Antieméticos e antiácidos também são usados na recuperação do animal.
O tratamento, como no caso de outras viroses, visa dar suporte aos animais para que eles consigam reagir. O período de incubação pode chegar a 12 dias e o animal que sobreviver à doença ficará imunizado temporariamente.
PREVENÇÃO
Para a prevenção da virose existe vacina especificamente preparada por cultura do vírus em ovos embrionários, vacinas essas que conferem imunidade satisfatória, sendo tais vacinas classificadas como de vírus vivo atenuado por passagem em meio de cultura.
IMUNIZAÇÃO
A vacina contra a Parvovirose deve ser aplicada de preferência nas fêmeas antes da cobertura, pois terão sua imunidade aumentada para que durante a gestação tenham a oportunidade de através da placenta conferirem a seus futuros filhotes uma razoável imunidade passiva.
Posteriormente ao parto, durante a amamentação, tal imunidade conferida pela vacina aplicada na mãe será transmitida aos filhotes recém-nascidos, pelos anticorpos contidos principalmente no primeiro leite, o colostro, protegendo então os filhotes contra a doença até que tenham idade suficiente para que possam ser imunizados com a mesma vacina. A primeira dose da vacina deve ser aplicada nos filhotes 15 dias após o desmame, por volta de 45 dias de vida.
Revacinações anuais são também recomendadas, tanto aos filhotes quanto aos animais mais velhos susceptíveis de também virem a contrair a doença.
No caso de alguém que tenha perdido recentemente um animal pela doença, recomenda-se que um novo cão somente seja trazido para o mesmo ambiente contaminado após um período de tempo que permita, não apenas que o novo cãozinho tenha adquirido a imunidade necessária para sua proteção como também a desinfecção do ambiente contaminado. A desinfecção doméstica ainda é um problema muito sério em relação ao parvovírus, o qual é altamente resistente, principalmente em ambientes que não recebem sol diretamente.
A parvovirose não deixa sequelas e o animal curado ganha peso e volta a se desenvolver. Porém, apesar de contarmos com recursos como soro e plasma hiperimunes, que conferem ao animal anticorpos já prontos no tratamento da parvovirose, ela é uma doença que ainda mata muitos filhotes.
TENHO UMA CACHORRA DE RAÇA POYNTER QUE NO DIA 31/08/2013, ESTA MUITO BEM POREM ONTEM DIA 1/09/2013 NÃO COMEU E ESTAVA TRISTE, A SEGUIR AO ALMOÇO LEVE IA IMEDIATAMENTE AO VETERINÁRIO, DISSE OS SINTOMAS, FOI MEDICADA, NUNCA TEVE VÓMITOS NEM DIARREIA, POREM POR VOLTA DAS 20 HORAS O ANIMAL NÃO SE TINHA DE PÉ VOLTEI AO VETERINÁRIO E FICOU LÁ INTERNADA, POIS FOI A RECOMENDAÇÃO QUE O MESMO ME DEU, HOJE POR VOLTA DAS 17 HORAS RECEBO UMA CHAMADA A DIZER QUE O ANIMAL NÃO SE VAI SAFAR, COMO É POSSÍVEL. ( O CACHORRO TEM 3 MESES)
ResponderExcluir:( anós ofereceram-nos um pastor alemão que fomos buscar no domingo. Ontem já não comeu mas pensamos que seria por ser novo cá em casa, durante a noite vomitava mas só saliva e não tinha diarreia. De manhã já tinha diarreia e fomos logo ao veterinário. Está internado desde as 10h mas está bem disposto, estive com ele por volta das 19h e ele esteve esperto. As análises estavam bem mas enquanto lá estive fez duas vezes diarreia mas apesar da cor ser muito clara, tinha alguns vestigios de sangue.. O que não é nada bom sinal.. Vamos ver como reage...
ResponderExcluirDani o seu cachorro melhorou?
ExcluirO meu também se encontra na mesma situação.
:( anós ofereceram-nos um pastor alemão que fomos buscar no domingo. Ontem já não comeu mas pensamos que seria por ser novo cá em casa, durante a noite vomitava mas só saliva e não tinha diarreia. De manhã já tinha diarreia e fomos logo ao veterinário. Está internado desde as 10h mas está bem disposto, estive com ele por volta das 19h e ele esteve esperto. As análises estavam bem mas enquanto lá estive fez duas vezes diarreia mas apesar da cor ser muito clara, tinha alguns vestigios de sangue.. O que não é nada bom sinal.. Vamos ver como reage...
ResponderExcluirTo aqui na luta com a minha maltes ;( fazendo de tudo. Belo texto , deu mais esperança pra todos aqui. ;(
ResponderExcluirtenho um filhotinho com aprox 5 meses, ele ja fez 2 exames de sangue pra ver se esta com o virus e os 2 deram negativo para o parvovirose e a cinomose meu coração esta em pedaços ele teve febre no 1º dia e no 2º não quiz comer então levei direto ao veterinario ele tomou soro e ja 3º dia o levei bem de manhazinha e então ele ficou 5 dias internado e agora eles mandaram ele pra casa pq ele tava chorando... estou muito devastada não sei mais o que fazer ...
ResponderExcluirEle tinha tomado a vacina nacional (não entendo pq autorizam a venda dela se a mesma não cumpri com o que se espera)
O problema da vacina nacional é que qualquer loja pode vender e nem sempre quem vende sabe a importancia e o porque de manter a temperatura ideal. Muitas lojas no fim do expediente desligam tudo, inclusive as geladeiras pra economizar luz. Por isso dizemos que somente as vacinas aplicadas por veterinários são confiáveis.O barato sai caro.
ExcluirTenho um labrador de 3 meses, no dia 17/01 ele tava brincando normalmente, com menos de 10 min ele começou a vomitar e nao parou mais, ele passou a nte tda vomitando, e teve diarreia. levei ele de madrugada para o veterinário. Ele foi diagnosticado com gastroenterite, ficou 5 dias enternado. Mais no dia 22/01 ele recebeu alta, mais esta mto estranho.. Nao sei se ele ainda nao ta totalmente curado ou se teve algum efeito colateral.. To mto preoculpa..
ResponderExcluirA minha esta se salvando
ResponderExcluirEstava muito ruim 8 dias atrás
Levei no veterinário era parvovirose
Ficou internada 1 dias pra medicação.
Depois em casa continuei com Buscopan composto , promun dog. E dei também suco de quiabo. E soro caseiro.
Mas ela não estava reagindo.
Foi quando minha esposa (enfermeira) decidiu aplicar soro na veia com buscopan e ranitidina.
Aplicamos a noite e no dia seguinte já tinha melhorado. Aplicamos mais uma dose a noite.
E na manha seguinte ela esta muito melhor.
Em 3 dias demos soro com ranitidina . no 4 ela já estava comendo muito sem diarreia sem vômitos. Brincando.
Espero que consigam salvar os seus também
Minha Dálmata pegou essa terrível doença mais consegui descobrir no começo . Troquei a água dela pelo soro a veterinária me receitou Ai-g (Protege o estomago do cão e abre o apetite), Lactobac Dog(Vitamina e ajuda na diarreia ), Giardicid suspensão(é para infecçoes intestinais) e Bromoprida (plasil) e Ranitidina os dois injetável Para vômito pois tudo que ela comia ela vomitava então tinhamos que injetar todos os dias antes de dar os medicamentos . E graças a Deus ela melhorou em 4 dias mais tive que continuar com os remedios por 7 dias .
ResponderExcluirEspero ter ajudado alguem ;)
Minha Dálmata pegou essa terrível doença mais consegui descobrir no começo . Troquei a água dela pelo soro a veterinária me receitou Ai-g (Protege o estomago do cão e abre o apetite), Lactobac Dog(Vitamina e ajuda na diarreia ), Giardicid suspensão(é para infecçoes intestinais) e Bromoprida (plasil) e Ranitidina os dois injetável Para vômito pois tudo que ela comia ela vomitava então tinhamos que injetar todos os dias antes de dar os medicamentos . E graças a Deus ela melhorou em 4 dias mais tive que continuar com os remedios por 7 dias .
ResponderExcluirEspero ter ajudado alguem ;)
Estou passando por essa terrível experiência, a doença se mascarou e após 2 dias(ao apresentar diarreia) veio o atual diagnóstico! Hoje meu Pointer está internado para tratamento, não desejo esse mal a ninguém, então que todos estejam sempre atentos e vacinados. E que meu Luke seja forte para se recuperar!
ResponderExcluirTenho uma filhote de fila com 2 meses,e a 5 dias atrás apresentou vômito, diarreia 3dias depois tive que leva lá ao vet porque parou de comer,e quase nem parava em pé o vet fez o teste rápido e deu positivo para parvirose,foi colocada no soro com vitaminas,gente eu deixei ela internada e voltei pra casa devastada,chorando mas hoje no 5 dia recebi uma boa notícia ela está começando a melhorar,por isso quem ama seu pet lute faz um biquinho mas leva no veterinário,porque ele pode salvar o seu bichinho,vale a pena
ResponderExcluirDesde de sábado estou na luta contra essa doença com meu filhote rottweiler, nossa que dor sem tamanho. 5 dias sem dormi. Domingo levei ela para veterinária pois sintomas estava piorando, até momento veterinário disse que deveria ter ingerido objeto estranho, porém infelizmente estava com parvovirose perdi o chão. Até pq essa raça muito sensível e maioria não sobrevive. Deixamos ela internado 48 horas mais a cada dia estava ficando mais caro e dinheiro foi acabando, resolvemos trazer para casa e dar todo cuidado e muito amor para minha cacau. Nesse momento vai fazer 12 horas que ela está em casa para minha alegria ela está me surpreendendo pois nessas dores horas está tomando todas as medicações via oral direitinho e estou dando suco quiabo + Gatorade + água de coco para hidratar ela está respondendo super bem , bem melhor do que estava na clínica internada, lá ela não estava nem andando para minha surpresa deixei ela deitada no quanto do quartinho dela e deixei a porta aberta até momento não está andando quando fui ver ela estava deitada na porta do meu quarto como sempre fazia ... que alegria chorei muito de alegria. Eu creio que ela vai ficar boa, hoje é quarto dia dessa luta. E acredito no Deus todo poderoso que vai nos ajudar e ela vai sair dessa!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha Charlotte (SRD) 6 meses ,pegou esse Vírus, ela começou a fica estranha no dia 22 pegava os petiscos mais não comia. Ja no dia 23 comecei a observar o seu mal estar muita diarreia(sem sangue porem muito fedida) não se alimentava e vomitava bastante. No período da tarde notei que sentia dores em sua barriguinha, então imediatamente a levei no VET.A principio o Dr° pediu um Hemograma e uma ultra para ver se era algo que tinha comido, mas já tinha comentando do tal vírus então a deixei internada. No dia seguinte fui visita-la e nada de melhora então resolvemos fazer o teste de parvo deu positivo porem no nível leve (devido ja ter sido internada rapidamente a doença não se avançou) a imunidade dela ficou baixa além do limite, então resolvemos deixa aos cuidados no Dr ela ficou internada 4 dias gastei em média R$ 1.000,00.Infelizmente cheguei ao ponto de não ter mais condições de deixa-la aos cuidados do Vet,então tomamos a decisão de traze-la para casa. No dia que fui busca-la ela estava muito debilitada mas ja fazia suas necessidades pastosa mais não comia nada. O vet me passou os medicamentos para trata-la em casa R$ 230,00 (6 medicamentos - 1 para a gastroenterite;1 antibiótico;1 vomito;1 imunidade ;1 suplemento e 1 aumento de apetite. No dia 28 comecei a administrar porem não via melhora Charlotte não comia só bebia muita água, andava pela casa quase caindo , no outro dia em desespero li sobre o famoso suco de Quiabo fiz e dei 5ml para ela.Ela dormiu a tarde toda chega se espichava notei que ela se sentiu tão aliviada creio que o suco deu uma potencializada no organismo, quando acordou incrivelmente ela comeu 2 pedacinhos de frango bem pequenos mais comeu fiquei tão feliz ate chorei de emoção. Ela comeu pouco devido a ter ficado tanto tempo sem comer então é necessário uma readaptação ela vai comendo ao poucos. Ja no dia 30 Charlotte comeu bastante esta mais espertinha, começou ate latir comprei uma papinha de Bebe e estou dando a ela junto com o peito de frango,come pouco ainda mais já se alimenta com mais frequência. Estou dando a medicação do veterinário + o suco de quiabo( 2x ao dia).Graças a Deus ela esta se recuperando bem sexta feira 05, ela tem retorno já vou começar com as vacinas importadas.Nunca mais quero passar por isso e muito sofrimento. So tenho a agradecer a primeiramente a Deus, ao veterinário que foi super atencioso com a situação dela e a ela por estar sendo tão guerreira .
ResponderExcluirNossa que bom.
ExcluirEstou com meu bob assim tbm. Hoje faz 2 dias que esta internado so consigo deixar ele internado Mais 2 dias espero que ele melhore
Quanto estva a iminidade de la?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOie! Então em uma escala de 1 a 10 .Charlotte estava no nível 3.Ela ficou muito debilitada devido a imunidade baixa.Quando tirei ela do vet ,nao estava mais defecando sangue estava pastoso porem muito fraquinha.Cuidamos dela direitinho ela teve atenção 24hrs durante os 7 dias da administração dos remédios.Recomendo caso traga o Bob para casa, ficar dando atenção para ele o máximo possível,pois ele irá necessitar muito devido aos horários do remédios,tem que ser certinho .Outro aliado meu,foi suco de quiabo foi um milagre.Fomos no retorno e ela está se recuperando muito bem a danada esta esperta ate demais rsrsrs Esta ganhando peso ainda,continua tomando o Leucogen (imunidade) + Glicopan Gold .Ainda estamos fazendo acompanhamento mais o Vet disse que ela esta 90% sadia.Graças a Deus ela venceu e vem se recuperando e o Bob também ira vencer Deus irá ajuda-los nessa batalha.
ExcluirAlguém me ajuda deixei minha cachorrinha la no pet hj no começo era sintomas de verminose mas hj pela manhã ela fez diarreia de sangue com coágulos está internada a Dr disse que é pavirose gente tenho medo do pior tipo ela nada tudo o vômito parou mas a diarreia ainda está e não come como estou sofrendo tenho medo de receber a notícia que ela não está mais aqui entre nós alguém já teve algum dog co. Esse poblemas igual ta a minha pra me ajudar?
ResponderExcluirtinha um piquines de 5 meses no domingo de madrugada ele tava brincando, feliz alimentando normal, na segunda- feira de manha já amanheceu vomitando, com diarreia, dei soro na terça-feira parecia esta com pouco melhor mais não alimentava, dei suco de quiabo, soro, agua tud na siringa... na quarta- feira pela manha começou diarreia com sangue levei ao veterinario ficou internado na quinta- feira a noite ele faleceu... tenho uma outra filhote de 5 meses também uma shih tzus, hoje comecou com os mesmos sintomas parvovirose, esta vomitando, com diarreia e não quer alimentar ja entrei em contato com o veterinario ... esperando ele buscar ela mais estou com muito medo de perder ela tambem.
ResponderExcluirQue garra que o junior teve,esses dias passei por algo assim,mais graças a Deus não era essa doença terrível, minha cadela amanheceu vomitando e com diarréia e toda molinha,chorei ao ver ela daquele jeito rapidamente levamos ao veterinário e lá tinha uma doutora que mais parecia um anjo de tao amável que foi com minha bebe,e após medicação minha filhotinha já esta a todo vapor não sei nem explicar o que sentir ao ver ela naquela situação é horrível, eu só sabia falar "filha ce vai ficar bem a mamãe ta aqui " Amo minhas duas cadelas mais que tudo.
ResponderExcluirQuais remédios vc deu???
ResponderExcluirQuais remédios vc deu???
ResponderExcluirQual a raça a sua cachorrinha ? A minha tem 2 meses da raça maltes .. hoje é o 3 dia que ela está internada com o parvos .. a veterinária disse que ela pode não passar de hoje .. meu coração está devastado .. muita tristeza
ResponderExcluir